sábado, 10 de abril de 2010

ALEGRIA: LEVE ESSE ASSUNTO A SÉRIO

Esse post foi inspirado na poesia de Cristiane Ribeiro Alves , A dança da alegria.


alegria
a.le.gri.a
sf (alegre1+ia1) 1 Contentamento, júbilo, prazer moral. 2 Regozijo. 3 Divertimento, festa. 4 Acontecimento feliz.

Hoje, falaremos dessa palavrinha que faz toda a diferença: a alegria. Elemento vital na nossa diária, pois sem ela, tudo fica "inverno, preto-cinza,chuvoso". Se você já teve a oportunidade de se cercar de pessoas de bem com a vida, você só tem duas opções: ficar com raiva porque elas são alegres demais ou se envolver e deixar ser contagiado.

Eu sei que muitas pessoas dizem: "Não sei como fulando ou silcrano consegue estar sempre sorrindo, sempre de bem com a vida". Eu sei ! Eles treinam.Ninguém nasce feliz, todo mundo nasce chorando[ quando éramos recém-nascidos,o médico deu uma palmada na gente], vc já parou pra pensar nisso? Então desde o momento que viemos a este mundo, a alegria tem sido um dos grandes desafios da humanidade até os dias de hoje.

Vc não pode esperar viver alegre se as suas circunstâncias permitir ou se elas contribuírem, porque todo dia tem algo que nos aborrece, que nos bota pra baixo, que desencoraja, por outro lado, todos os dias somos cercados com coisas boas também: uma caminha gostosa, uma boa comida, boas risadas, um elogio, um amigo leal, pessoas que se importam.A tristeza começa onde a alegria termina.. Para algumas pessoas parece que a alegria tirou férias e nunca mais voltou e isso é deplorável. Não existe idade para ser alegre, mas você pode ficar velho(a) mais cedo se optar pela tristeza.

A palavra alegria aparece 244 vezes na Bíblia. Sem contar as vezes que aparece como verbo ou como adjetivo. Sempre quando estou triste ou desanimada, lembro- me das palavras do rei Davi :

"Tu me farás conhecer a vereda da vida; na Tua presença há plenitude de alegria; à Tua mão direita há delícias perpetuamente."( Salmo 16:11).


"Tornaste o meu pranto em regozijo, tiraste o meu cilício, e me cingiste de alegria; para que a minha alma te cante louvores, e não se cale. Senhor, Deus meu, eu te louvarei para sempre."(Salmo 30: 11-12).

"Regozijai-vos sempre no Senhor; outra vez digo, regozijai- vos.Não andeis ansiosos por coisa alguma; antes em tudo sejam os vossos pedidos conhecidos diante de Deus pela oração e súplica com ações de graças; a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus.
Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai."( Filipenses 4: 4,6-8).


É isso aí! Muitas vezes a gente acaba "aleijando" o restinho de alegria que nos resta porque não cultivamos pensar sobre as coisas boas que nos acontecem e nos rodeiam. É verdade que nem tudo que reluz é ouro, mas nem tudo que é opaco é carvão, meu povo! Assim como fazemos o possível para cultivar a flor roxa do coração do trouxa ( vê post anterior), tb precisamos cultivar a alegria, pois ela , mais do que qualquer coisa é um estado de espírito.Não é um sentimento. Ela não precisa ser estimulada, ela precisa ser treinada. Gostaria de desafiar você hoje a escrever 2 coisas que te trazem muita alegria. Não esqueça de dizer porque. :)!

Eu quero agradecer em especial à Cristiane Ribeiro Alves. Ler o texto sobre dança me fez pensar no que a alegria é em sua essência. Não é nada atrelado a descontar em comida quando se estar deprê, ou torrar o cartão de crédito,beber todas, pegar todas e todos.

É estar bem consigo e contente em toda em qualquer situação.É aceitar as coisas como elas se apresentam pra gente, é fazer pelo outro não pq eles fazem por nós, mas porque o que temos é demais pra não ser compartilhado.



Ótimo sábado pra vcs!



A ALEGRIA DO SENHOR É A NOSSA FORÇA! ( NEEMIAS 8:10)


Nos vídeos a seguir, eu falo um pouco mais sobre esse assunto.




PARTE 1 -alegria


PARTE 2-alegria

23 comentários:

  1. Adorei o post!
    Eu sou super alegre e alto astral, nunca estou de mau humor, e só fico mais pra baixo quando estou doente e muito cansada, mas duas coisas que me deixam alegre...
    Vou dizer duas coisas bem simples: sorvete e minhas plantinhas florescendo.
    O sorvete porque adoro sorvete, e quando me permito, nem sempre regulo as calorias do sorvete, por que engordo mas com prazer, me deixa alegre.
    Minhas plantinhas florescendo acho que porque elas demoram a florir, então quando aparece uma flor dou pulos de alegria. Eu estava só com uma plantinha, um hibisco, hoje compramos mais.
    Bom, citei esses dois exemplos bem simples para mostrar e concordar com o post de que é fácil ter alegrias.

    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Concordo, há algum tempo estava mergulhada numa tristeza tão grande que não era capaz de rir, mas depois pensei que teria de dar a volta por cima, uma das minhas terapias foi começar a rir, primeiro começei a rir sozinha e descobri que podemos mesmo rir e sermos felizes com as coisas mais simples. Um passeio em família porque me deixa tão alegre e feliz. Ver o mar porque me deixa relaxada e com uma sensação de renovação. Beijinhos.

    ResponderExcluir
  3. Alegria é algo que devemos ter sempre em nossas vidas.
    Mas tem vezes que é tão complicado...
    A minha anda fugindo de mim mas como sou 'brasileira e não desisto nunca',hei de reencontra-la.
    Mesmo depois de todo percalço que estou passando!
    Bom fim de semana pra vc!
    Reabri meu antigo blog(Confissões de Afrodite) qd quiser apareça por lá também!
    Beijo!

    ResponderExcluir
  4. Nossa minha lindaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!!Estou super emocionadaaaaa por ter plantado uma semente tão boa em seu coração, por ter te fortalecido de alguma forma, por estar tão longe e vc ter se sentido tão perto de mim!

    Li tudinho, vi os dois videos até o fim...MARAVILHOSOS, vc fala super bem, se expressa de maneira amorosa, nossa sem palavras para dizer!

    É bom demais estar cercada de seres de luz cheios de alegria ao nosso redor...é bom demais ter alegria e principalmente dispensa-la ao nosso próximo, eu costumo dizer que se pudermos fazer alguem sorrir nem q seja por 1 minuto considere-se ter um dom, e doa-lo ao proximo é algo mais que divino....Fazer alguem sorrir, ajudar seu proximo a alimentar de alegria é coisa para Raros....concordo com vc com cada palavrinha.....Eu tento em minha vida, fazer meu ambiente, tanto no trabalho, na minha casa, aonde eu estou, para eu ficar bem, mas como eu disse acima, as pessoas ao nosso redor podem contribuir positivamente ou negativamente p isso pois tem mta gente q tem prazer em destruir a alegria dos outros, mas tbm tem mta gente do bem, q de uma maneira ou outra sempre somam, e nos iluminam, mesmo que sejam escrevendo em um blogger estando tão distantes de nós....como aconteceu comigo e com vc.....Parabéns pelo post, pelo blogger, pelo seu espaço....tenho certeza que mtos mais irão flutuar com vc no seu espaço, pois é cercado de luz e de mta alegria.!!Beijos minha linda, um otimo sabado p vc tbm, fica com Deus e obrigada por me exportar a tanta alegria!

    E nunca se esqueça "A alegria do Senhor é a nossa força e isso eu sei que vc tem de sobra..."

    Amanheça brilhando mais forte a cada dia!Paz, luz e alegria em sua vida, hoje, amanhã e depois e depois e depois.

    Eu amei!!

    ResponderExcluir
  5. Lu,

    não há nada como descobrir pequenos prazeres em coisas tão simples, não é verdade? Amei os seus exemplos :)!

    Olga,
    eu tb passei por um vale de tristeza ano passado, mas como vc disse, tem uma hora que todos nós precisamos reagir.Hj eu tive uma vontade de dançar enquanto estava a caminho de casa, ao escutar uma música no mp3!Talvez seja uma das coisas que preciso começar a fazer para rir comigo mesma :)- tempo em família é realmente rejuvenescedor :)!

    Accácia,
    eu sei como é difícil manter o pique, é mais fácil ceder às pressões externas, porém para enfrentar os desafios que a vida nos apresenta, a alegria é de extrema importância. E vc está certa, não desista nunca! Corra em busca disso!

    Cristiane,
    eu que agradeço mais uma vez a vc por ter se permitido fluir para escrever aquele poema.Tem coisas muito profundas nele.Deus é capaz de usar das coisas mais simples para nos fazer pensar, nos trazer alegria, fé e esperança.Sou grata pq eu estava sensível ao toque Dele quando li o seu post! Grata pelo carinho :)

    Meninas, espero que todas vcs tenham um ótimo sábado e um domingo muito abençoado!Bjo a todas :)!

    ResponderExcluir
  6. dorei o post...eu sou alegre na maioria do tempo, na outra parte sou rabugenta, mas nunca triste, sabe down, rio até do vento e choro com uma propaganda na tv,rsrsrs

    ResponderExcluir
  7. Alegria é td!
    Filipenses 4 é um dos capítulos bíblicos que mais gosto de ler. Sou mito ansiosa e toca diretamente no meu coração.

    Minha tristeza passou! rsrs
    Tivemos uma longa conversa ontem e as coisas melhoraram muitoooooooooo
    Espero que permaneça assim.
    Obrigada por tudo viu! Ótimo domingo!
    xero!

    ResponderExcluir
  8. Que moça bonita vc é! E que sotaque lindo vc tem :) Vc conseguiu me emocionar, e sua mensagem é realmente mt importante, não é bom "ficar limão". Adoece mesmo a nossa alma.

    Admiro a fé bonita que vc tem!Esses últimos dias tenho "esquecido" de pegar minha bíblia, de rezar. Despois de ler esse post em especial,com certeza vou de tirar minha bíblia lá da estante e botar na cabeceira da minha cama hj! Lê-la um pouco todo o dia me fará mt melhor.

    Vc transmitiu mt energia positiva, e em troca, desejo mt luz e ALEGRIA pra vc tb!

    Beijos, Mari

    ResponderExcluir
  9. Ai amiga, que coisa mais linda esse post! Muito oportuno pra mim, eheheheh!

    Saudade de ti no msn!!!!!

    bjo grande e boa semana!!!

    ResponderExcluir
  10. Também sou fâ nº 1 da Alegria. Acho que a vida passa rápido demais pra gente perder o precioso tempo com tristezas e amarguras. Mas como vc mesmo diz, nós somos os que devemos nos vigiar para nao cair e manter o astral sempre lá encima!!
    Beijus Gi!!!

    ResponderExcluir
  11. Que coisa mais linda vc falando!!!! Amei, amei, amei de paixao!!! Muuuito fofa!!! Adoro gente fofa como vc!! Eu acho que se somos agradecidos pelo que temos na nossa vida, nao me referindo a coisas materiais, me refiro ao todo, inclusive o carinho dos amigos, somos muito mais felizes. Eu também converso com Ele, todo santo día e mais que nada pra agradecê-lo e isso me faz sentir-me muuuito bem, pois parece que ilumina a nossa vida.
    Beijus... de novo!

    ResponderExcluir
  12. Adoreiiiiiiiiii seu BLOG!
    Amei o post,independente de religião.A qual eu nem tenho,rsrs.
    Poís é,levo comigo aquele velho clichê "minha religião é Deus!".
    Parabéns pelo blog!
    bjus

    =**

    ResponderExcluir
  13. Oi Gi, que texto lindo do Verissimo...
    Me tocou muito, obrigada por compartilhar!
    Bjim,
    Marcia

    ResponderExcluir
  14. Muito interessante o texto, tenho mais de duas coisas que me trazem alegria, mais aqui vou colocar uma que resume várias, quando Allan vem pra nossa cama de manha nos abraça a Alberto e a mim e diz somos uma família feliz, amo esse momento e peço a Deus que dure pra sempre.

    beijos

    ResponderExcluir
  15. Meninas!
    agradeço a todas por passarem por aqui e expor seus pensamentos!Esse post me deixou bem reflexiva, por isso decidi fazer o vídeo :)!

    Que vcs tenham um ótimo domingo e encham a sua semana de alegria!
    Bjos!

    Gi :)!

    ResponderExcluir
  16. Oi Gi, boa noiteeeeeeeeeeeeee!Tudo bem com vc?

    Minha linda, ouvi os dois videos que vc deixou p eu ouvir....nossa os dois são LINDISSIMOSSSSSSSSSSS, me arrepiei ouvindo!!

    O da Ana Paula Valadão então....SEM PALAVRAS!

    Obrigada por fazer meu coração ser exportado a Deus.

    Muitos beijos para você.
    Que nossa semana seja cheia de alegrias!

    ResponderExcluir
  17. É verdade a alegria começa quando a tristeza acaba . Ou a risada começa quando a dor se esfuma. Há que rir e rir sempre mesmo nos momentos d tristeza . Por vezes a pessoas pensam que rir na tristeza é gozo nada disso mesmo triste podemos rir e bem. Vá lá Gi (minha homónima, sim que eu tb sou Gi) vamos dar uma sonora gargalhada. AHAHAHAHAHe fazer as tristezas darem de frosques.

    ResponderExcluir
  18. Alegria... Neste exato momento não posso dizer que estou alegre, mas também não estou triste. Glorifico a Deus pela vida das pessoas que amo e uma coisa que me traz MUITA aelgria é estar junto delas, principalmente minha mãe, meu marido e o Elvis.

    Outra coisa que me deixa bastante alegre é ir às compras. Nossa, adoro ir ao shopping e sair de lá cheia de sacolas, mas seu eu sair com umazinha só já está bom demais!

    Tenha uma semana abençoada. E até quarta no nosso encontro de oração.

    ResponderExcluir
  19. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  20. So alegria.. vou comecar a picina amnha... so alegria....Meta.. emagrecer 12 lb.

    ResponderExcluir
  21. Gi eu também estou sempre sorrindo, e sou muito positiva, e naqueles dias que estou meio pra baixo, assisto filmes de comédia pra animar... bjuss

    ResponderExcluir
  22. Meninas,
    gostei de todas as dicas que vcs me deram!
    Hj estou indo aplicar a dica da Cidinha com uma amig: irei ao shopping :)! faz tempo que não sei o que é sair só para ir à compras.Será divertido!

    Bjos!

    ResponderExcluir
  23. Oi Gi, a Cris que vc cita neste video é minha amiga, trabalhamos juntas na mesma empresa, hoje vimos juntas várias coisas em seu blogger, seus vídeos são o máximo! Eu não tenho coragem de por o meu rosto assim, mesmo porque detesto filmagens, gosto mesmo é de fotografia... Quanto ao meu blogger, basta que você clique em cima do link do template no lado superior esquerdo, escolha um modelo, copie o codigo do tamplate e o cole na guia do seu layout através de Adicionar um Gadget - HTML/JavaScript " Pronto" Se tiver dificuldade me passe o seu email que eu te mando um passo a passo. Beijos

    ResponderExcluir

Exporte pensamentos e idéias vc tb!
Aqui, elas chegam rápido e vc não paga nada :)!
Divirta-se e volte sempre :)!

Por favor, deixe e-mail e nome de contato caso não tenha blog ou conta do google.

AVISO: Caso não goste ou não se indentifique com o material aqui exposto, vc tem todo o direito de ir ao topo da página do lado direito e apertar o X.

Não espere que nenhum(a) blogueiro(a) mude o formato ou conteúdo do blog para adequar à sua comodidade/pensamento.


A autora se faz no direito de reprovar todo e qualquer conteúdo que não traga nada à acrescentar ao blog.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...